sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nosso esporte...



Pinheiral Esporte Clube

Nos anos 30, na localidade de Pinheiral dos Malucelli foi montada uma serraria onde muitos jovens de várias localidades eram contratados para o trabalho, e ali após o expediente e finais de semanas se reuniam e passavam horas batendo sua bolinha. Meses depois os proprietários da serraria resolveram montar um time de futebol que pudesse representar a contento nossa cidade. Cria-se então o poderoso “Pinheiral Esporte Clube” tendo na diretoria o Sr. Benjamim Malucelli ( presidente ), Vicente Malucelli ( vice presidente) e o Sr. Emílio Malucelli. Além de bons jogadores que o Pinheiral já possuía, houve várias contratações de jogadores de Palmeira e Porto Amazonas, pois porto Amazonas na época era distrito de Palmeira. Formado o grande elenco partiram para disputas de grandes campeonatos. Foram três anos disputando campeonatos em Ponta Grossa, e quando o Pinheiral jogava todo o nosso interior podia acompanhar as transmissões através da Rádio PRJ2. Nos anos seguintes disputaram campeonatos em outras cidades, sempre dando trabalho aos seus adversários. Ganhou do 29 de maio (Antonina) a taça “Ermelino Leão”( 1 x 0 ) e a “Taça Baptista Malucelli” ( 3 x 2 ). Em 1939 o Pinheiral sagrou-se campeão da liga de Ponta Grossa batendo o Pinheiros (Fernandes Pinheiro) pelo placar de 1 x 0. Tendo o Rio Branco (Paranaguá) conquistado o campeonato do litoral e o Pinheiral (Palmeira) conquistado o campeonato do interior do Paraná, os dois times se encontraram na tarde do dia 03/03/1940 e realizaram uma grande e sensacional partida. O Pinheiral venceu o Rio Branco por 6 x 0 no campo do Palestra em Curitiba. Com esse resultado o Pinheiral adquire o direito de decidir a grande final com o Coritiba que foi o legítimo campeão da região metropolitana. Na primeira partida o Coritiba venceu o Pinheiral pelo placar de 2 x 1 aqui em Palmeira, no estádio João Chede, no segundo encontro novamente o Coritiba voltou a bater o Pinheiral desta vez pelo placar de 10 x 0 no Estádio Belfort Duarte em Curitiba. O Pinheiral viajou por várias cidades do Paraná e em todas as cidades que passara era bem recebido e respeitado. A serraria arcava com todas as despesas como uniformes, chuteiras, bolas, transportes e alimentação. Todos os jogos de mando do Pinheiral foram disputados no estádio João Chede em Palmeira. Ao longo de toda a sua trajetória esportiva jogou com os seguintes times: Guarani, União, Operário e Olinda (Ponta Grossa), Caramuru (Castro), 29 de maio (Antonina), Pinheiros (Fernandes Pinheiro), Rio Branco (Paranaguá), Coritiba Foot Ball Clube (Curitiba) e Irati, sendo esse último, o osso mais duro de roer. O Pinheiral Esporte Clube, após aquele resultado contra o Coritiba desmotivou-se vindo a encerrar suas atividades esportivas no mesmo ano. O glorioso “Pinheiral Esporte Clube” foi manchete nos jornais: Diário dos Campos de Ponta Grossa e Gazeta do Povo de Curitiba (Caderno Esportivo n° 51 de 04/03/1940).
Adaptado do texto de Luiz Gastão Gumy

Pinheiral Esporte Clube – Palmeira – PR

set 252009
 
Mesmo não sendo da cidade de Ponta Grossa em 1939, o Pinheiral Esporte Clube da cidade de Palmeira foi campeão Ponta-grossense, o campeonato era regional, disputado por clubes de Ponta Grossa, Castro e Palmeira.
Com o título de campeão Ponta-grossense, adquiriu o direito de disputar o Campeonato Estadual junto com o Rio Branco Sport Club da Liga de Paranaguá, Ipiranga da Liga de Antonina, Coritiba campeão da capital e o Pinheiros de Fernandes Pinheiro, na época distrito de Teixeira Soares, emancipado em 1997.
Em 25 de fevereiro de 1940, no campo do Guarany, o Pinheiral E.C. jogou e venceu por 2 a 1 o Pinheiros. Classificado, jogouem Curitiba com o Rio Branco e venceu por 6 a 0. Obtendo o título de campeão do Interior de 1939.
 PinheiralEC-foto39-Palmeira
A  decisão Interior versos Capital, teve dois jogos em março de 1940 em Curitiba, e o Pinheiral E.C. perdeu os dois jogos, 4 a 2 no primeiro e goleado no segundo, 10 a 0. Coritiba campeão, Pinheiral E.C. vice campeão paranaense de 1939 (foto 1).
Piheiral_EC___Palmeira___PR___25_
Considerações sobre o redesenho do escudo do Pinheiral Esporte Clube:
Foi redesenhado a partir da foto de 1939 (foto 1) em que é possível visualizar parcialmente as letras brancas “P”,”E” e “C” na camisa dos jogadores, resultado de muita observação com “lupa” e interpretada pelo autor, o mesmo em relação as cores. Partindo do presuposto que o nome Pinheiral remete a cor verde e o confronto de tonalidade.

Disponível em :http://cacellain.com.br/blog/?p=2299 acessado em 14/11/11

 


Atualmente em nossa comunidade  foi construído o Estádio Luiz Costa e existe a Sociedade Esportiva Pinheiral que vem mantendo a tradição do lugar.
Estádio Luiz Costa



Um comentário:

  1. Sandreli, boa tarde!

    Vi seu blog e gostaria de saber se tem fotos do jogo do Coritiba contra o
    Pinheiral, em 1940?

    Caso tenha algum registro fotográfico envolvendo o Coritiba, posso fazer
    uma materia no meu blog, sobre o seu trabalho de pesquisa.


    Obrigado.



    Luiz Carlos Betenheuser Júnior
    Blogueiro da Torcida do Coritiba no Globo.com
    *http://globoesporte.globo.com/pr/torcedor-coritiba/platb/

    ResponderExcluir